Agência Panafricana de Notícias

Dívida externa da Nigéria estima-se em 5,23 biliões de dólares americanos

Lagos, Nigéria (PANA) – A dívida externa total da Nigéria passou de quatro biliões 580 milhões de dólares americanos, no fim do ano passado, para cinco biliões 230 milhões de dólares americano a 31 de março de 2011, o que representa um aumento de 14,16 porcento em três meses, noticiou esta terça-feira a imprensa local, citando o Gabinete de Gestão da Dívida (DMO).

Segundo o DMO, este aumento deveu-se ao empréstimo de 500 milhões de dólares americanos obtido junto do Mercado Financeiro Internacional pelo Governo federal, bem como à variação das taxas de câmbio.

Uma maior parte da dívida externa (três biliões 790 milhões de dólares americanos) é devida ao Banco Mundial (BM), ao passo que a Nigéria deve pagar ao Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) 398 milhões 750 mil dólares americanos; as dívidas bilaterais elevam-se para 161 milhões 330 mil dólares americanos e os empréstimos comerciais estão estimados em 188 milhões 600 mil dólares americanos, entre outros.

Em 2006, a Nigéria pagou a dívida de vários milhões de dólares americanos contraída junto do Clube de Paris, tornando-se assim no primeiro país africano a fazê-lo.

No quadro dum acordo, a Nigéria reembolsou ao Clube de Paris 12 biliões 400 milhões de dólares americanos, ao passo que a soma restante de 30 biliões de dólares americanos devida ao Clube de Paris, que agrupa credores, foi anulada.

Apesar deste reembolso, a Nigéria continua a dever ao Banco Mundial e ao setor privado.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 24maio2011