Agência Panafricana de Notícias

Diversificação económica é uma exigência de desenvolvimento para África, segundo UA

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A diversificação económica é uma exigência para o desenvolvimento de África, segundo o Relatório Económico sobre África de 2012, lançado esta terça-feira última em Addis Abeba.

"A longo prazo, os Governos africanos devem continuar afincadamente a diversificação económica e a transformação estrutural para reduzir a vulnerabilidade aos choques externos como a crise da dívida na zona euro ou a volatilidade dos preços dos produtos básico", indica o relatório realizado pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) e conjuntamente pela União Africana UA).

Segundo o documento, os países africanos devem continuar a diversificar os destinos das suas exportações e a alargar as parcerias económicas, nomeadamente com novos parceiros de desenvolvimento, e intensificar o comércio e o investimento entre Africanos.

O essencial é que os países africanos podem desenvolver-se a um ritmo mais rápido libertando a sua potencialidade produtiva, investindo "agressivamente" nas infraestruturas e no capital humano encorajando a boa governação.

Para que assim seja, os redatores do relatório recomendam uma liderança política forte bem como um quadro institucional sólido para realizar o programa de transformação generalizada a longo prazo.

O relatório económico de 2012 sobre África tem como pano de fundo "Libertar a Potencialidade de África enquanto Pólo de Crescimento Mundial".

-0- PANA IT/AAS/MAR/DD 28março2012