Agência Panafricana de Notícias

Dissidente do principal partido da oposição candidata-se às presidenciais no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - O líder de uma ala dissidente da Frente para a Democracia no Burundi (FRODEBU), principal partido da oposição, Jean Minani, foi designado para participar nas eleições presidenciais de junho próximo, soube-se de fontes próximas do interessado.

Ginecologista de formação entregue à política, Minami foi empossado por um congresso extraordinário da FRODEBU, ex-partido único, em substituição de Leonce Ngendakuma, engenheiro agrónomo e líder histórico do partido.

Ele vai competir com outros candidatos já declarados, nomeadamente Gerar Nduwayo, da Unidade para o Progresso Nacional (UPRONA), ala minoritária do antigo partido único; Léonard Nyangoma, um matemático de formação e veterano da política nacional conhecido no país; e o jornalista Alexis Sinduhije.

A lista pode alongar-se ainda, mormente ao nível do círculo presidencial que continua a manter o suspense.

Agathon Rwasa, líder histórico das Forças Nacionais de Libertação (FNL), ex-movimento rebelde transformado em partido político, é apontado entre os atores da oposição que podem anunciar publicamente, nos próximos dias, a sua candidatura a este escrutínio mais disputado no Burundi.

Às presidenciais de 2010, o chefe de Estado cessante, Pierre Nkurunziza, foi o úncico candidato após a desistência de candidatos da oposição queprotestavam contra supostas "fraudes maciças" nas municipais que abriam uma maratona eleitoral de sete escrutínios.

-0- PANA FB/IS/DIM/DD 03março2015