Agência Panafricana de Notícias

Disputas nas primárias na Nigéria levantam receios sobre eleições de 2011

Lagos, Nigéria (PANA) – As disputas entre os dois principais partidos políticos na Nigéria a respeito das eleições parciais organizadas na semana passada levantou receios sobre a fiabilidade e a transparência das eleições gerais do próximo ano.

O Partido Democrático Popular (PDP), no poder, e a coligação da oposição, a Ação para o Congresso da Nigéria (ACN), embarcaram numa troca animada de declarações desde as eleições organizadas no Estado de Etiki, no sudoeste do país, e em Lagos, a capital económica.

A ACN venceu as eleições parciais da Assembleia do Estado de Ekiti, enquanto o PDP ganhou as do Estado de Lagos, mas as duas formações políticas acusam-se mutuamente de fraudes e de violência.

A ACN foi mais longe domingo, ao acusar o Presidente Goodluck Jonathan de ter incitado o seu partido a manipular o escrutínio de Lagos.

Um comunicado da ACN publicado em Lagos e transmitido à PANA indica que « o deplorável desenvolvimento em Ikorodu (Lagos) anuncia o que as eleições de 2011 serão, apesar das promessas de transparência e de credibilidade e a garantia frequentemente renovada do Presidente (Goodluck Jonathan) ».

O partido da oposição indica que o Presidente Jonathan « criou as condições para a fraude eleitoral e a violência com a sua declaração pública que exorta o PDP a assegurar a sua vitória em Lagos em 2011 ».

« Esta declaração do Presidente (Jonathan) demonstra o que aconteceu em Ikorodu e constitui um sinal do desespero crescente do PDP que vê o seu bastião do sudoeste cair a nosso favor », sublinhou o partido.

« É infeliz que o Presidente Jonathan, que persiste em assegurar os Nigerianos e a comunidade internacional da sua vontade de organizar eleições livres e credíveis em 2011, se permite ser desqualificado pela rápida implosão do seu partido », acrescentou o comunicado.

Face a esta situação, a ACN prometeu levar o caso diante da justiça.

A Nigéria, país mais povoado de África, conheceu várias eleições manipuladas e violentas, mas o Presidente Jonathan prometeu que as de 2011 seriam diferentes.

-0- PANA SEG/ASA/KN/TBM/IBA/MAR/TON 27Dezembro2010