Agência Panafricana de Notícias

Disparos semeiam pânico na fronteira entre Rwanda e RD Congo

Kigali, Rwanda (PANA) - Disparos ressoaram segunda-feira última à noite até a esta terça-feira em várias localidades da cidade de Goma, capital da província de Kivu-Norte (leste da República Democrática do Congo (RDC), pondo em pânico habitantes da cidade vizinha rwandesa de Gisenyi, relataram terça-feira vários correspondentes de imprensa nesta região.

Por enquanto, o tiroteio começou por volta da meia-noite, nomeadamente nos bairros situados perto do aeroporto internacional de Goma, mas não parece ter feito nenhum ferido do outro lado da fronteira rwandesa, mas as instâncias de segurança do Rwanda querem saber se há consequências.

Terça-feira, as autoridades administrativas do distrito de Rubavu, na mesma região, pediram aos habitantes desta localidade rwandesa, fronteiriça da RD Congo, para exercerem normalmente as suas tarefas diárias, garantindo que a situação de segurança está sob controlo no país.

Vários movimentos de insurreição foram assinalados nos últimos dias, nomeadamente, em localidades de Kivu-Norte, no leste da RDCongo, fazendo recear sobretudo um recrudescimento de combates nesta região situada perto da fronteira rwandesa.

-0- PANA TWA/BEH/MAR/DD 02junho2015