Agência Panafricana de Notícias

Dirigentes da África Austral esperados no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- Dirigentes da África Austral são aguardados esta segunda-feira no Zimbabwe para participar nas negociações que visam salvar o acordo de partilha do poder assinado em Setembro passado entre o Governo e a oposição.
Trata-se do Presidente da África do Sul, Kgalema Mothlanthe, presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), do seu homólogo de Moçambique, Armando Guebuza, do secretário executivo da SADC, Tomaz Salomão, e do antigo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, medianeiro da SADC na crise no Zimbabwe.
Facilitado pela SADC, este acordo foi assinado com vista à formação dum Governo de União Nacional para tirar o país da sua longa crise política exarcerbada pelas eleições presidenciais de Março de 2008.
O principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC) de Morgan Tsvangirai, acusou o Presidente Robert Mugabe de querer monopolizar o poder ao guardar o controlo de todos os Ministérios chaves e ao recusar-se a nomear militantes da oposição para postos diplomáticos.
Tsvangirai exigiu a resolução destes diferendos antes de o seu partido aceitar entrar no Governo.