Agência Panafricana de Notícias

Dirigentes africanos instados a combater desemprego e aumentar produção alimentar

Lagos, Nigéria (PANA) - O embaixador do Japão na Nigéria, Ryuichi Shoji, convidou os dirigentes africanos a tomarem medidas urgentes para enfrentar a taxa elevada de desemprego e aumentarem a sua produção alimentar, para assistir a sua população crescente.

O diplomata, que visitava o Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA), sediado em Ibadan, no sudoeste da Nigéria, saudou os esforços desta instituição contra a insegurança alimentar em África.

"Há cada vez mais pessoas em África. Cada vez mais pessoas para sustentar e para as quais é preciso encontrar empregos e trabalhar para resolver estes problemas", indicou Shoji.

Ele acrescentou que os trabalhos do IITA produzem bons resultados e que os seus resultados contribuem para o desenvolvimento da agricultura em África.

Evocou os trabalhos do IITA sobre o feijão-frade e o inhame que permitiram criar variedades melhoradas e técnicas de exploração, bem como alguns desempenhos realizados por pesquisadores do Instituto.

O embaixador expressou o orgulho do Japão por ter sido associado ao IITA e preconizou uma colaboração acrescida entre as duas partes para enfrentar o desafio que consiste em manter o número crescente de pessoas em África.

A população africana é atualmente estimada em mais de um bilião de indivíduos e deverá duplicar-se até 2050.

-0- PANA SB/VAO/FJG/JSG/IBA/CJB/DD 17fev2012