Agência Panafricana de Notícias

Diretora-geral da OMS única candidata à sua sucessão

Lagos, Nigéria (PANA) – A diretora-geral cessante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Magaret Chan, é a única candidata à sua própria sucessão após a expiração, a 15 de novembro corrente, do prazo para a apresentação de candidaturas, segundo um comunicado desta instituição transmitido esta segunda-feira à PANA em Lagos.

Os 194 Estados-membros da OMS deviam submeter candidaturas entre 4 de julho e 15 de novembro de 2011.

O presidente do Conselho Executivo da OMS, Rahlal El Makkaoui, notificou os Estados membros de que apenas a candidatura de Margaret, atual diretora-geral, foi submetida pela China.

O Conselho Executivo da OMS deve reunir-se de 16 a 23 de janeiro de 2012 em Genebra (Suíça) para decidir propor ou não esta candidatura à Assembleia Mundial da Saúde que se realizará de 21 a 26 de maio de 2012 para tomar a decisão final.

Chan foi eleita ao posto de diretora-geral a 9 de novembro de 2006 e o seu mandato expira em junho de 2012.

Depois de obter o seu diploma em medicina pela Universidade de Ontario Ocidental, ela integrou o Ministério da Saúde de Hong Kong em 1978, onde iniciou a sua carreira em saúde pública.

Em 2003, Chan ingressou na OMS como diretora do Departamento da Proteção do Ambiente Humano.

Ela foi nomeada diretora do Controlo e Reação às Doenças Transmissíveis bem como representante do diretor-geral para a Epidemia da Gripe em junho de 2005.

Em setembro de 2005, ela foi designada diretora-geral adjunta para as Doenças Transmissíveis.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/FK/IZ 21nov2011