Diretora de centro hospitalar testa positivo à covid-19 na Guiné-Conakry
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – A diretora-geral do Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Donka que acolhe centenas de pacientes de covid-19, na Guiné-Conakry, Fatou Sikhé Camara, testou positivo ao coronavírus, domingo, revelou a própria na sua conta Facebook.
"O resultado do meu teste de controlo à covid-19 foi confirmado positivo pela Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS), este domingo.
"O procedimento de assistência já está em curso, e submeto-me inteiramente com fé e coragem a todas as étapas do protoloco de assistência”, escreveu.
Na semana passada, o diretor da ANSS, Sakoba Kéita, também testou positivo antes de ser internado no Centro Médico do Campo Alpha Yaya Diallo, o maior do país.
Depois da descoberta do primeiro caso, a 12 de março último, uma dezena de altos quadros da administração testou positivo ao coronavírus, que matou o ministro secretário-geral do Governo, Sékou Kourouma, inumado segunda-feira passada.
A Guiné-Conakry ultapassou, domingo, a linha dos mil casos confirmados de coronavírus, com mil e 94 casos positivos dos quais 225 curas e sete mortes.
Mais de 800 pessoas estão ainda hospitalizados nos sítios selecionados, dos quais o CHU de Donka, o maior com 700 camas, que já se encontra lotado.
O Governo apressou o fim dos trabalhos de uma clínica dos arredores da capital com a capacidade de acolher 200 camas e que será operacional nos próximos dias.
O uso de máscara tornou-se obrigatório, há cerca de 10 dias, no país, e é escrupulosamente respeitado pelas populações sob pena de uma multa de 30 mil francos guineenses (cerca de dois mil francos CFA), equivalentes a pouco mais de três dólares americanos.
-0- PANA AC/IS/MAR/IZ 27Abril2020