Agência Panafricana de Notícias

Diretor regional da OMS defende aumento de orçamento para saúde nas Comores

Moroni, Comores (PANA) – O diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, o médico angolano Luís Gomes Sambo, pediu o aumento do orçamento para a saúde nas Comores depois dum encontro com o ministro comoriano da Saúde, Souadji Attoumane, em Moroni.

Luís Sambo saudou as reformas empreendidas nos últimos anos nas Comores para melhorar a saúde e apelou para uma melhoria do orçamento concedido à saúde para que ela esteja em conformidade com as recomendações da OMS ratificadas pelas Nações Unidas que visam um objetivo de 15 porcento do orçamento nacional para o setor.

Segundo funcionários do Ministério da Saúde, a União das Comores concede apenas 5 porcento do seu orçamento à saúde apesar das necessidades sempre crescentes do setor.

« Vim trabalhar durante alguns dias para conhecer as realidades socioeconómicas e sobretudo sanitárias das Comores », declarou Luís Sambo segunda-feira aos jornalistas no termo duma visita à Escola Nacional de Saúde, ao hospital principal El-Maarouf de Moroni e à Farmácia Nacional Autónoma das Comores (PNAC).

Após ser recebido em audiência pelo chefe de Estado, Ahmed Abdallah Sambi, o diretor regional da OMS deverá deslocar-se a Anjouan e a Mohéli para constatar a situação sanitária das populações destas ilhas.

-0- PANA MH/TBM/MAR/TON 08março2011