Agência Panafricana de Notícias

Diretor-geral de instituto público condenado a 30 anos de prisão nos Camarões

Yaoundé, Camarões (PANA) – Um diretor-geral de instituto público foi condenado a 30 anos de prisão nos Camarões por desvio de seis biliões de francos CFA (cerca de 12 milhões de dólares americanos) e de 301 milhões de francos CFA (mais de 630 mil dólares americanos), constatou a PANA no local.

Trata-se do antigo diretor-geral do Fundo Especial de Equipamento Intercomunal (FEICOM), Emmanuel Gérard Ondo Ndong, cuja pena foi aumentada de 25 anos, proferidos pelo Tribunal de Grande Instância (TGI), para 30 anos de prisão do Supremo Tribunal dos Camarões.

O TGI condenou Ondo Ndong a 25 anos de prisão, reduzindo para metade a sentença requerida pelo Tribunal da Relação do centro administrativo de Yaoundé, por estes desvios praticados através de pagamentos de regalias reatroativas a seus colaboradores, missões fictícias e honorários de prestadores privados.

Um outro diretor-geral de uma empresa pública, Emmanuel Etoundi Oyono, foi, por sua vez, condenado a três anos de prisão suspensa e a pagar uma multa de dois milhões de francos CFA (mais de cinco milhões de dólares americanos) pelo TGI.

Atual diretor da Missão de Ordenamento e Equipamento dos Terrenos Urbanos e Rurais (MAETUR), Etoundi Oyono foi sentenciado por atos que remontam à época em que dirigia o Porto Autónomo de Doualá (PAD).

Foi-lhe atribuída "a cumplicidade na falsificação de documentos falsos, nomeadamente selos e punções falsos".

-0- PANA EB/JSG/CJB/DD 18dez2013