Agência Panafricana de Notícias

Diretor-geral de Alfândegas e seu adjunto demitidos no Níger por fraco desempenho

Niamey, Níger (PANA) – O diretor-geral das Alfândegas nigerinas e o seu adjunto foram demitidos esta quinta-feira no termo de uma reunião do Conselho de Ministros que constatou “o fraco desempenho dos Serviços das Alfândegas que produziram nos últimos dias resultados dececionantes”.

«Comparada aos resultados das Alfândegas dos países vizinhos e que têm uma estrutura económica comparável, ou mesmo menos eficaz do que a nossa, a nossa administração aduaneira produz resultados dececionantes », indicou o ministro das Finanças numa comunicação em Conselho de Ministros.

O ministro, que não deu nenhuma cifra sobre as receitas aduaneiras, acrescentou que estes fracos desempenhos são, nos últimos dias, "tão graves que é legítimo interrogar-se sobre a razão desta situação".

No termo da sua análise, o ministro das Finanças propôs soluções « audaciosas » às quais o Conselho de Ministros deu o seu apoio a fim de que ele as aplique com « a maior celeridade para a restauração e a manutenção sustentável do monopólio fiscal do Estado ».

As Alfândegas nigerinas contribuem com cerca da metade das receitas internas do Níger, indica o Ministério das Finanças.

-0- PANA SA/TBM/IBA/FK/IZ 06set2012