Agência Panafricana de Notícias

Diretor-geral da OPEP saúda retomada "surpreendente" de produção de petróleo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A retomada rápida da produção do petróleo líbio surprendeu quase todo o mundo, afirmou a Agência Líbia de Notícias num comentário públicado esta quarta-feira, citando o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Abdallah Al-Berdri,

Ele disse que a produção do crude atingiu um milhão de barris dia na Líbia, de acordo com a fonte.

O responsável da OPEP considerou que a produção na Líbia se elevarrá ao seu nível anterior ao conflito no segundo trimestre de 2012.

Peritos indicam que a Líbia precisa ainda de 600 mil barris suplementares por dia para reencontrar a sua produção quotidiana que era de um milhão e 600 mil barris.

Durante a última reunião da OPEP, na semana passada em Viena, na Áustria, o ministro líbio Abderrahmane Ben Yezah garantiu os mercados em relação às capacidades do seu país para voltar ao seu nível de produção anterior.

Ele afirmou que o objetivo é elevar a produção a dois milhões e 200 mil barris/dia daqui a cinco anos.

Com o regresso da produção líbia ao mercado mundial do petróleo, numerosas companhias petroleiras recomeçaram as suas atividades no país, projetando assinar novos contratos de prospeção e de partilha de produção.

Segundo país produtor de petróleo em África, com um milhão e 700 mil barris por dia, a Líbia tem reservas de petróleo avaliadas hoje em 60 biliões de barris e mil e 500 biliões de metros cúbicos de gás, indica-se.

-0- PANA BY/DIM/DD 21dezembro2011