Agência Panafricana de Notícias

Diretor-geral da FAO convida países petrolíferos a ajudarem países do Sahel

Brazzaville, Congo (PANA) - O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, apelou, quarta-feira em Brazzaville, aos países petrolíferos a ajudarem os países do Sahel assolados por uma crise alimentar.

"A ideia é criar uma plataforma técnica dos países da região produtores de petróleo para que se comprometam a ajudar a região do Sahel na área da segurança alimentar", explicou o diplomata brasileiro no termo duma conversa com o chefe do Estado congolês, Denis Sassou N’Guesso.

O Congo é o quatro produtor de "ouro negro" ao Sul do Sahara, após a Nigéria, Angola e a Guiné Equatorial.

"A 27ª Conferência Regional da FAO em Brazzaville é muito importante tendo em conta a situação observada nos países do Sahel, onde existe uma seca importante, se não fizermos nada poderemos enfrentar uma situação catastrófica", avisou o diretor-geral da FAO.

Segundo estimativas, a insegurança alimentar poderá atingir 5,5 milhões de pessoas no Níger, 3 milhões no Mali e 1,7 milhão no Burkina Faso.

Graziano da Silva deve assistir à 27ª Conferência Regional para África da FAO que terá início esta quinta-feira em Brazzaville.

-0- PANA MB/JSG/CJB/TON 26abr2012