Diretor-geral cessante da OMS reeleito em Genebra
Genebra, Suíça (PANA) - O diretor-geral cessante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon Ghebreysus, foi reeleito terça-feira em Genebra para um segundo mandato de cinco anos, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado, a OMS afirmou que a reeleição de Tedros, eleito pela primeira vez em 2017, foi confirmada na 75.ª Assembleia Mundial da instituição Genebra.
A votação de terça-feira é o desfecho de um processo eleitoral iniciado em abril de 2021, quando os Estados membros foram convidados a submeter propostas de candidatos ao cargo de diretor-geral.
O Conselho executivo da OMS, reunido em janeiro de 2022, designou Tedros, único candidato, para um segundo mandato.
O seu novo mandato começa oficialmente a 16 de agosto de 2022.
Um diretor-geral da OMS pode ser renomeado uma vez, de acordo com as regras e procedimentos da referida instituição.
Durante o seu primeiro mandato, Tedros implementou uma grande transformação da OMS, com o objetivo de aumentar a eficácia da organização, a fim de que o impacto se sinta a nível dos países para promover vidas mais saudáveis, proteger mais pessoas em situações de emergência e aumentar o acesso equitativo à saúde.
Orientou igualmente a resposta da OMS à pandemia da covid-19, aos surtos de Ébola na República Democrática do Congo e ao impacto sanitário de múltiplas outras crises humanitárias.
Antes de ser nomeado diretor-geral da OMS, Tedros serviu, no seu país, na Etiópia, como ministro dos Negócios Estrangeiros, de 2012 a 2016, e como ministro da Saúde, de 2005 a 2012.
Serviu igualmente como presidente do Conselho do Fundo Mundial da Luta contra a Sida, Tuberculose e Paludismo, presidente do Conselho da Parceria Fazer Recuar o Paludismo (RBM) e co-presidente do Conselho da Parceria para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil.
-0- PANA MA/RA/BAI/IS/DIM/DD 25 maio 2022