Diplomata mauritano sondado para dirigir Missão da ONU no Mali
Bamako, Mali (PANA) – O diplomata mauritano El Ghassim Wane está entre os candidatos à direção da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), em substituição de Mahamat Saleh Annadif.
Este último deve deixar as suas funções, em abril próximo, para dirigir o Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel (UNOWAS), sediado em Dakar, no Senegal, informou a Agência Maliana de Notícias (AMAP), citando o site de Africa Intelligence.
De acordo com este site, cuja informação ainda não foi confirmada pelas Nações Unidas, Annadif deverá também substituir Mohamed Ibn Chambas na direção do UNOWAS, acrescenta a AMAP.
Além de Wane, os nome de dois outros candidatos circularam em meados de 2020 no Conselho de Segurança da ONU.
Trata-se do antigo medianeiro da União Africana (UA) no Sudão, Mohamed El Hacen Ould Lebatt, e Bintou Keita, que acaba de assumir a direção da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RD Congo (MONUSCO).
El Ghassim Wane trabalhou muito tempo no seio das Nações Unidas. Em dezembro de 2012, Ban Ki-moon nomeou-o para o posto de Secretário-Geral adjunto para as Operações de Manutenção da Paz, que ele ocupou até 2017.
Ele exerceu foi também (até 2019) chefe do Estado-Maior de Moussa Faki Mahamat na UA, onde chegou a ser diretor da Comissão para o Departamento Paz e Segurança.
No ano passado, Wane foi candidato potencial para dirigir a Coligação para o Sahel, mas este papel foi finalmente entregue a Djimet Adoum do Tchad.
Desde 2019, o Mauritano vive na capital norte-americana, onde é professor no Instituto de Assuntos Internacionais de Elliott da Universidade George Washington.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 16fev2021