Diplomata de carreira nomeado novo primeiro-ministro no Mali
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição no Mali, o major-coronel Bah N'Daw, nomeou, domingo, um diplomata de carreira, Moctar Ouane (65 anos de idade), como novo primeiro-ministro do Mali, soube a PANA de fontes oficial.
Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, de 2 de maio de 2004 a 9 de abril de 2009, o novo primeiro-ministro foi um membro regular nos bastidores governamentais, há vários anos.
Moctar Ouane, depois de ingressar na função pública em 1982, foi de 1986 a 1988, conselheiro diplomático do então primeiro-ministro, depois chefe de gabinete do ministro-secretário-geral da Presidência da República e, de 1990 a 1991, conselheiro diplomático do então Presidente da República, o general Moussa Traoré.
Entre 1991 e 1992, foi conselheiro diplomático do chefe do Estado, Presidente do CTSP, Amadou Toumani Touré, que derrubou o general Traoré a 26 de março de 1991.
Foi igualmente embaixador, representante permanente do Mali junto das Nações Unidas de 1995 a 2002.
Exerceu também o cargo de diretor da Cooperação Internacional.
Moctar Ouane nasceu a 11 de outubro de 1955 em Bidi (círculo de Bandiagara na região de Mopti, no Mali central.
Completou os seus estudos primários em Kayes (oeste) onde obteve o seu DEF (diploma do fim do primário) em junho de 1973.
Após estudos secundários no liceu Askia Mohamed em Bamako, matriculou-se na Universidade de Dakar, onde obteve uma licença em direito público e um mestrado em relações internacionais.
Este curso foi completado por um certificado da Escola Nacional de Administração de Paris, em França.
Até à sua nomeação, trabalhou na Comissão da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) em Ouagadougou, no Burkina Faso.
-0- PANA GT/TBM/DIM/DD 28setembro2020