Agência Panafricana de Notícias

Diplomata burkinabe nomeada representante especial adjunta da ONU no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - A diplomata burkinabe Sori Coulibaly foi nomeada pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ao cargo de representante especial adjunta do Bureau da ONU no Burundi (BNUB), indica um comunicado oficial.

Ela apoiará a sueca Karin Landgren, nomeada há quatro meses representante especial e chefe do Bureau das Nações Unidas no Burundi.

As duas responsáveis onusinas estão assim à frente de uma estrutura mais reduzidas de uma centena de nacionais e expatriados designados para ajudar o Burundi a relançar o seu desenvolvimento socioeconómico à saída de mais de uma década de guerra civil que afetou profundamente quase todos os indicadores de progresso do país.

A presença da ONU no país já foi mais intensa entre 2004 e 2006 e teve como missão principal fazer respeitar uma série de acordos de cessar-fogo na longa guerra civil no Burundi.

A diplomata burkinabe vem assim reconfortar um país onde ela já trabalhou nos escritórios do PNUD, diz o comunicado de imprensa da ONU distribuído sábado na capital burundesa.

-0- PANA FB/JSG/CCF/IZ 7maio2011