Diplomata americano visita África Austral
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O secretário de Estado adjunto americano para os Recursos Energéticos, Francis Fannon, efetua de 2 a 9 de novembro uma visita de trabalho à África do Sul, à Namíbia e ao Botswana, anuncia um comunicado transmitido segunda-feira à PANA, em Abidjan.
O objetivo desta visita é reafirmar as "parcerias sólidas" em matéria de segurança energética e de recursos enérgicos, refere a nota, indicando que Fannon manterá discussões com ministros, chefes de empresas e responsáveis da sociedade civil sobre a aplicação de um quadro regulamentar equitativo na produção de hidrocarbonetos e no desenvolvimento de fontes de energia sustentáveis.
Esta visita enquadra-se na dinâmica da iniciativa americana de apoio à segurança energética, em África, e de reforço das relações comerciais e dos investimentos através dos programas “Prosper Africa” e “Power Africa”.
Será também uma oportunidade para apresentar a nova Iniciativa sobre a Governação dos Recursos Energéticos (ERGI, sigla em inglês) lançada em setembro último à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
A ERGI é uma iniciativa internacional visando promover as melhores práticas para o desenvolvimento mineiro sustentável, utilizando as tecnologias de energia limpa.
As etapas desta visita são de 2 a 6 de novembro, na cidade de Cabo, na África do Sul, de 6 e 7 de novembro em Windhoek, na Namíbia, e de 7 a 9 de novembro em Gaborone, no Botswana.
É a primeira visita de um diplomata americano de alto nível do setor enérgico.
-0- PANA BAL/BEH/MAR/IZ 04nov2019