Agência Panafricana de Notícias

Diplomata advoga mais cooperação entre Níger e Nigéria para combater Boko Haram

Niamey, Níger (PANA) - Os problemas de segurança no Níger e na Nigéria exigem uma maior cooperação entre estes dois países vizinhos, nomeadamente, na estratégia a adotar para neutralizar os ataques da seita extremista islâmica "Boko Haram, defendeu o embaixador nigeriano no Níger, Aliyu Sokoto.

Em declarações à imprensa quinta-feira, no termo duma audiência com o chefe de Estado nigerino, o diplomata nigeriano disse ter analisado com o Presidente Issoufou a questão da segurança e a luta contra o grupo terrorista nigeriano Boko Haram.

O Níger e a Nigéria partilham laços seculares de cooperação reforçada pela boa vizinhança (mais de mil e 500 quilómetros de fronteira comum), lembrou Sokoto, sublinhando que estes dois países sofrem atualmente os ataques mortíferos e repetidos do grupo Boko Haram.

Juntamente com o Benin e os dois outros Estados-membros da Comissão da Bacia do Lago Tchad (CBLT), designadamente, o Tchad e os Camarões, os dois países decidiram criar uma força regional para combater o grupo terrorista.

-0- PANA SA/BEH/MAR/IZ 17julho2015