Agência Panafricana de Notícias

Dinamarca promete retomar apoio financeiro a Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- A Dinamarca anunciou sexta-feira a intenção de retomar a sua ajuda financeira para o Zimbabwe depois da formação, no mês passado, dum Governo de coligação com a oposição cuja uma das missões é executar reformas democráticas e económicas.
A Dinamarca tinha rompido as suas relações diplomáticas com o Zimbabwe e cessado qualquer forma de ajuda a este país, por acusar o regime do Presidente Robert Mugabe de violações dos direitos humanos.
Em visita ao país, a ministra dinamarquesa encarregue do Desenvolvimento da Cooperação, Ula Tornaes, disse estar impressionada pelo Governo de coligação, ao afirmar que a Dinamarca pretende retomar a sua ajuda financeira para o Zimbabwe.
Mencionou particularmente a ajuda para o pagamento dos salários dos funcionários que o Governo tem dificuldades de garantir.
"Estou muito impressionada pela maneira como o novo Governo faz face às questões económicas e pela maneira como o ministro das Finanças descreve como o novo Governo vai desenvolver este país no plano económico", declarou Tornaes.
"Regresso para estudar a maneira como o meu país poderá ajudar a pagar os salários dos funcionários", acrescentou a ministra dinamarquesa encarregue do Desenvolvimento da Cooperação.
A visita de Ula Tornaes é a primeira dum alto responsável dinamarquês ao Zimbabwe desde a ruptura de relações diplomáticas entre os dois países.