Agência Panafricana de Notícias

Dinamarca normaliza relações com Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- A ministra dinamarquesa encarregue do Desenvolvimento da Cooperação, Ulla Tornaes, declarou quarta-feira em Harare que o seu país decidiu normalizar as suas relações com o Zimbabwe.
Esta decisão seguiu-se à formação, em Fevereiro último, dum Governo de Coligação dirigido pelo principal opositor no Zimbabwe, Morgan Tsvangirai.
A Dinamarca rompeu as suas relações diplomáticas com o Zimbabwe em 2002, acusando o regime do Presidente Robert Mugabe de violações dos direitos humanos.
Tornaes encontra-se desde terça-feira em Harare, a primeira visita duma autoridade dinamarquesa ao Zimbabwe desde 2002, para se avistar com os responsáveis do país.
"Li muito sobre est país e estou aqui para me inteirar dos seus progressos", afirmou a governante dinamarquesa, considerando que a formação do Governo de Coligação deu aos doadores de fundos a oportunidade de abrir o diálogo com o Zimbabwe.
A Dinamarca figurava entre os países europeus mais virulentos contra o Presidente zimbabweano e tinha suspenso a sua ajuda bilateral.