Agência Panafricana de Notícias

Diminuição sensível do número de viajantes africanos

Marraquexe- Marrocos (PANA) -- A procura do continente africano em termos de viagem diminuiu em 9,7 por cento nos últimos meses, declarou terça-feira em Marraquexe, o director comercial junto da Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFFRA), Raphael Kuuchi, durante o segundo dia do encontro profissional sobre as Rotas Aéreas.
Segundo Raphael Kuuchi, a parte das companhias aéreas ao nível do mercado mundial está estimada em 7,2 por cento.
Porém, acrescentou, as companhias da aviação africana são extremamente dependentes dos seus mercados internos.
Esta contatação deveu-se, explicou, a vários critérios, dos quais a coesão social, o acesso aos centros de exploração mineira remotos, a refinação e o acesso às estações de perfuração e de lazeres.
No entanto, Kuuchi afirmou que para garantir um desenvolvimento do sector dos transportes aéreos, é necessário que os países africanos adoptem um plano de desenvolvimento baseado essencialmente na liberalização do sector da aviação, na criação duma parceria Sul-Sul mais activa e mais eficaz.
É igualmente indispensável para os Estados concederem subvenções às pequenas companhias aéreas e de ter linhas transfronteiriças entre todos os países africanos.
Apesar disso, Kuuchi está confiante e declara que um mercado activo continua ainda inexplorado.
Segundo ele, as companhias aéreas bem como os aeroportos devem adoptar uma estatégia a longo prazo com vista a reavaliar a qualidade deste mercado muito promissor ao nível de África.