Agência Panafricana de Notícias

Dignitários de ex-regime processados na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Dignitários do antigo regime líbio, deposto em agosto de 2011, serão apresentados quinta-feira diante da Câmara de Acusação, anunciou o procurador-geral, Abdelkader Ridhwan, quarta-feira à noite em Tripoli.

Depois da Câmara de Acusação, eles serão levados diante do Tribunal para o seu julgamento, disse o jurista durante uma conferência de imprensa.

O procurador-geral anunciou, em finais de agosto passado, o fim de todos os inquéritos do Tribunal sobre dignitários do antigo regime, nomeadamente Saif al-Islam, filho do ditador Muamar Kadafi, e Abdallah el-Senoussi, seu chefe de Serviços de informações, acusados de ter cometido crimes contra a insurreição popular de 17 de fevereiro de 2011 que derrubou, em agosto de 2011, o regime "kadafista", após 42 anos de reinado sem partilha.

Os inquéritos duraram 22 meses durante os quai, investigadores ouviram mais de 250 pessoas entre acusados e testemunhas, enquanto o volume de processos judiciais se estima em mais de quatro mil páginas e 20 mil anexos e documentos baseados nas acusações.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 19set2013