Diálogo sobre comércio continental em Addis Abeba
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Um diálogo sobre o comércio continental e o reforço da implementação do Acordo sobre a Zona Africana de Comércio Livre Continental (ZLECAf) foi lançado segunda-feira em Addis Abeba, sob a égide do vice-presidente da Comissão da União Africana (CUA), Kwesi Quartey, constatou a PANA no local.
Organizado pela CUA e pela Coligação para o diálogo sobre a África (CoDA), o diálogo político, de dois dias, tem como principal objetivo reunir decisores públicos africanos, representantes das Comissões Económicas Regionais (CER), líderes empresariais africanos, organizações empresariais membros, entre outros, para desenvolver uma estratégia na implementação bem- sucedida da ZLECAf, que concretizará aspirações de África contidas na "Agenda 2063: a África que queremos", indicam os promotores do evento.
"A ZLECAf é uma iniciativa mais importante e relevante para o desenvolvimento de África. Ela deve interessar todos aqueles que queiram uma África desenvolvida e próspera. Devemos trabalhar juntos para conseguirmos isto", disse o ex-Presidente da República Federal da Nigéria e Presidente do Conselho de Administração da CoDA, Olusegun Obasanjo.
A reunião visa o reforço do envolvimento das partes interessadas na implementação da ZLECAf, do conhecimento e da perícia de todas as partes interessadas em questões comerciais prioritárias da instituição continental.
Também permitirá melhorar o fluxo regular de informações sobre questões comerciais para principais partes interessadas e proporá um quadro de criação de Comités Nacionais da ZLECAf.
O fórum aprimorará igualmente a coordenação entre departamentos ministeriais e agências governamentais pertinentes, incluindo a clarificação dos mandatos e a divisão de tarefas.
Ajudará a melhorar oportunidades de participação das partes interessadas no programa de trabalho da ZLECAf, e reforçará, ao mesmo tempo, a cultura de diálogo e de inclusão.
O diálogo consistirá em sessões plenárias, discursos e apresentações centrados nas prioridades comerciais de África
A reunião termina nesta terça-feira com a aprovação dum projeto de documento final a ser apresentado para a sua adoção pelas partes interessadas.
-0- PANA IT/JSG/CJB/DD 27maio2019