Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Atores políticos do Burkina Faso retomaram o diálogo político segunda-feira após uma suspensão de três meses, quando a oposição exigia a demissão dos ministros da Defesa e da Segurança, soube a PANA de fonte oficial.
"Nós viemos para discutir no interesse superior da nação, e vocês terão os resutaldos até ao fim”, declarou o líder da oposição, Eddie Komboigo, presidente do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP).
"Após suspensão, as condições que nós tínhamos pedido foram satisfeitas. Os ex-ministros da Defesa e da Segurança estiveram todos lá esta manhã para discutirmos primeiro sobre a segurança, e, depois, voltamos a falar da reconciliação nacional, antes de avançarmos para outros dossiês”, acrescentou.
Após a suspensão do diálogo, o Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, demitiu, a 30 de junho último, os ministros da Defesa, Cheriff Sy, e da Segurança, Ousseni Compaoré.
O ministro da Segurança foi substituído por Maxime Koné, enquanto o Presidente burkinabe assume, ele próprio, as funções de ministro da Defesa Nacional e Antigos Combatentes.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/FK/DD 27set2021