Diálogo político líbio arranca em Genebra apesar de incertezas
Tripoli, Líbia (PANA) – A primeira ronda do diálogo político líbio, prevista para esta quarta-feira, em Genebra, sob a tutela da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), é lançada como previsto apesar do anúncio pelas dois parlamentos líbios da suspensão da sua participação.
O diálogo político deve permitir discussões sobre questões tais como a formação de um Governo de União Nacional, a reestruturação do Conselho Presidencial, a adoção de uma nova Constituição e do quadro de organização das eleições gerais.
A MANUL afirmou terça-feira que as reuniões políticas para o diálogo líbio se iniciam esta quarta-feira, 26 de fevereiro corrente, apesar do anúncio pela Câmara dos Representantes e pelo Alto Conselho de Estado da suspensão da sua participação.
"O diálogo político líbio abre esta quarta-feira como previsto", confirmou uma fonte do Escritório de Informação da MANUL.
Na segunda-feira última, lembre-se, a Câmara dos Representantes e o Alto Conselho de Estado reafirmaram a suspensão da sua participação nas reuniões políticas do diálogo líbio, fixando condições.
Segundo as previsões, 13 delegados do Parlamento, 13 representantes do Alto Conselho de Estado e 14 personalidades que receberam um convite do enviado das Nações Unidas e chefe da MANUL, Ghassan Salamé, deviam participar no diálogo político.
As reuniões do diálogo político líbio realizam-se enquanto a tensão de segurança persiste na periferia de Tripoli, onde vários bairros foram de alvo de disparos de obuses terça-feira à noite.
Um porta-voz do Ministério líbio da Saúde, Amin al-Hachemi, anunciou que um cidadão foi abatido por um obus disparado acidentalmente, terça-feira à noite, na zona de “Hadhba Toul”, no sul de Tripoli.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 26fev2020