Diálogo político arranca no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O diálogo político nacional arrancou esta quinta-feira, no Burkina Faso, entre o partido maioritário e a oposição, na presença do chefe de Estado, Roch Marc Christian Kaboré, constatou a PANA no local.
O diálogo político obedece à vontade comum de consolidar de forma permanente um forte consenso nacional sobre questões políticas preocupantes, com vista a reforçar a coesão dos burkinabes, declarou o Presidente Kaboré no seu discurso inaugural.
Explicou que o contexto “exige o nosso total empenho nesta fase inicial da vida da nação, marcada por grandes desafios como o combate ao terrorismo, a reconciliação nacional e a resposta às fortes expectativas sociais das nossas populações”.
O diálogo visa buscar soluções endógenas e duradouras para as principais preocupações das populações.
“É, portanto, uma grande oportunidade para contribuirmos, de forma conjunta e útil, para enfrentar os desafios com a vontade de reforçar nossas convergências sobre questões essenciais que consolidem a democracia e a paz em nosso país”, disse.
Para ele, este quadro, que termina a 19 de junho, deve permitir à classe política discutir a situação nacional e as eleições locais marcadas para 2022.
Além destes dois assuntos, serão também discutidas questões como a situação da segurança, a revisão mínima do código eleitoral para levar em conta as reformas necessárias, os votos nas zonas de alto défice de segurança e os de deslocados internos.
"Quero reafirmar o meu compromisso em implementar as conclusões consensuais que surgirão dessas discussões", prometeu Kaboré.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/IZ 17junho2021