Diálogo nacional sobre mandato de Presidente senegalês em Dakar
Dakar, Senegal (PANA) - Um diálogo nacional sobre segundo mandato de cinco anos do Presidente senegalês, Macky Sall, inicia-se nesta terça-feira em Dakar, como o havia anunciado ele próprio, a 5 de março último, soube a PANA de fonte oficial no local.
Reuniões preparatórias, que agrupam representantes dos partidos da maioria presidencial e uma parte da oposição, foram organizadas pelo ministério do Interior para definirem os termos de referência e as modalidades do diálogo.
"Esta é uma oportunidade para os Senegaleses entenderem melhor os desafios de paz e de segurança que o nosso país enfrenta num mundo em profunda mudança", enfatiza um comunicado oficial divulgado na noite de segunda-feira em Dakar.
Este diálogo "reflete o irrefutável desejo do Presidente Macky Sall de reforçar a ancoragem do nosso país na esfera dos Estados que conseguiram com brio a passagem dum estatuto de "democracia maior" para "a democracia como modelo em África, e até mesmo no mundo", acrescenta a mesma fonte.
Os partidos de oposição, incluindo o Partido Democrático Senegalês (PDS), agrupados numa "Frente Nacional de Resistência Nacional", boicotaram as reuniões preparatórias, exigindo, como condição prévia para sua participação no diálogo, a nomeação duma comissão celular independente para dirigir os trabalhos e o compromisso solene do Presidente da República, Macky Sall, de implementar todas as recomendações da consulta, entre outras.
As várias partes interessadas no diálogo propuseram vários nomes de personalidades que pudessem liderar o diálogo político, incluindo Famara Ibrahima Sagna, ex-ministro do Interior do regime do ex-Presidente senegalês, Abdou Diouf (1981-2000).
-0- PANA AAS/BEH/DIM/DD 27maio2019