Agência Panafricana de Notícias

Diálogo é única via de saída da crise na Líbia, diz enviado especial da ONU

Túnis, Tunísia (PANA) - O enviado especial das Nações Unidas na Líbia, Bernardino Leon, afirmou, em Túnis, que a solução política é a única via para pôr termo à crise líbia, anunciando a continuação do processo de negociações entre os protagonistas líbios.

Falando em conferência de imprensa, ele insistiu que não existe outra alternativa ao diálogo e à formação de um governo de união nacional como símbolo de pacificação.

Ele anunciou reuniões próximas com os protagonistas líbios, sem dar pormenores e datas precisas destas discussões.

Segundo Leon, cerca de 70 porcento dos membros dos dois Parlamentos líbios (Tobrouk e Tripoli) apoiam o texto e o acordo alcançado recentemente nas negociações, indicando além disso o apoio das tribos e das forças sociais, bem como câmaras municipais e organizações de mulheres.

A comunidade internacional e o Conselho de Segurança rejeitam as decisões impostas pela força, pelo dinheiro ou pelo poder aos Líbios por alguma força política, sem consenso em tais decisões.

A Missão das Nações Unidas na Líbia propôs, a 9 de outubro último, a formação dum Governo de União Nacional, que, segundo ela, deveria conduzir à transição durante dois anos.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/IZ 23out2015