Bamako, Mali (PANA) - Os trabalhos do Diálogo Nacional Inclusivo (DNI) do Mali iniciaram-se sábado, no Palácio da Cultura Amadou Hampaté Ba, em Bamako, sob a presidência do chefe de Estado maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, soube a PANA de fonte oficial.
Este fórum, que reúne representantes dos partidos políticos, da sociedade civil, da administração e do setor privado, entre outros, discutirá sobre todas as questões relacionadas com a vida da nação maliana, que atravessa uma crise de segurança sem precedentes.
Desejado por todas as forças vivas da nação, o DNI reúne mil participantes para encontrarem juntos, em comunhão, soluções duradouras para as várias crises que que abalam o Mali.
Vários partidos da oposição, como a União para a República e Democracia (URD), principal oposição; as Forças Alternativas para a Renovação (FARE), do ex-primeiro-ministro Modibo Sidibé; e organizações da sociedade civil não participarão no Diálogo, cujas fases locais, comunitárias e regionais foram organizadas em todo o país nos últimos dois meses de 2019.
Para eles, os termos de referência do referido diálogo que deveria ter o consentimento de todas as partes foram impostos pelo Governo.
-0- PANA GT/IS/DIM/IZ 15dez2019