Agência Panafricana de Notícias

Diabéticos correm riscos de contratar tuberculose

Lagos, Nigéria (PANA) – As pessoas diabéticas correm cada vez mais riscos de contatar a tuberculose do que as não diabéticas, revela um estudo divulgado no boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Realizada em ambos lados da fronteira entre o México e os Estados Unidos, o estudo sublinha que os diabéticos correm, até três vez, o risco de desenvolver a tuberculose do que os não diabéticos que vivem no mesmo ambiente.

Apesar de a relação entre as diabetes (de tipo 1 e 2) e a tuberculose ser conhecida desde o Século XX, isto vinha a ser esquecido desde os anos 1950 já que a diabete podia ser controlada graças à insulina e medicamentos para tratar a tuberculose tornaram-se disponíveis.

"Perante o aumento maciço das diabetes nas zonas onde a tuberculose é endémica, as nossas conclusões ressaltam o impacto da diabete de tipo 2 no controlo da tuberculose nas regiões do mundo onde as duas doenças são prevalecentes", disse o co-autor do relatório, Blanco Restrepo, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

"Muitos países perdem a oportunidade de prevenir a tuberculose nos diabéticos. Os que tiveram um contacto recente com um tuberculoso, são os que mais pecisam do tratamento preventivo", acrescentou.

Os pesquisadores recomendam a despistagem da tuberculose para os diabéticos para melhorar a deteção e a gestão das duas doenças.

-0- PANA PR/SEG/NFB/AAS/IBA/CJB/DD 04maio2011