Abuja, Nigéria (PANA) – A Força Aérea Nigeriana (NAF) declarou, este domingo que os seus aviões de combate neutralizaram, no quadro da operação LAFIYA DOLE, várias dezenas de "terroristas" da seita extremista islâmica Boko Haram, em Yuwe, no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria.
Segundo o porta-voz da NAF, brigadeiro Ibikunle Daramola, o ataque foi executado no prolongamento da operação GREEN SWEEP 3, graças a relatórios credíveis da Human Intelligence (HUMINT), corroborados por missões de controlo e reconhecimento dos Serviços de Inteligência (ISR) da Nigéria.
Estas informações permitiram determinar os locais que serviam de esconderijo para os terroristas da Boko Haram, precisou Daramola.
As operações foram levadas a cabo por dois aviões Alpha Jets e um L-39ZA, e os terroristas da seita Boko Haram a tentar fugir, quando as aeronaves sobrevoaram a zona-alvo e outros esconderam-se na vegetação densa da localidade.
De acordo ainda com Daramola, os aviões conseguiram atingir o alvo, acertando golpes cruciais contra o esconderijo, "o que permitiu neutralizar vários combatentes da Boko Haram”.
Daramola prometeu que a NAF, que opera em colaboração com as forças terrestres, "vai continuar as suas operações contra os terroristas no nodeste do país”.
-0- PANA MON/RA/ASA/BEH/FK/IZ 01set2019