Dakar, Senegal (PANA) - Já existe uma corrida à porta da Confederação Africana de Futebol (CAF) para substituir a Guiné, que foi alienada sexta-feira da organização do CAN 2025.
No dia seguinte do anúncio da notícia, em Conacri, pelo presidente da CAF, Patrice Motsepe, "cerca de 10 países já têm a ambição de apresentar uma candidatura ao CAN 2025, algumas das quais sob a forma de candidatura conjunta", declarou o mandatário do futebol africano durante uma conferência de imprensa realizada em Argel, à margem do sorteio dos jogos do Campeonato das Nações Africanas para os jogadores locais (CHAN) "Argélia 2022" que terá lugar em Janeiro de 2023.
Antes mesmo da formalização da retirada da organização do CAN 2025 da Guiné, países como a Argélia e a Nigéria já começaram a se posicionar para substituí-la.
Desde então, Marrocos se juntou às fileiras. Além disso, aparentemente, outros países. Mas, Patrice Motsepe alertou que "o futebol africano deve ser de classe mundial, a infraestrutura deve (também) ser de classe mundial". Aliás, é por falta de cumprimento deste requisito, a três anos do prazo, que a Guiné foi alienada.
-0- PANA BKN/JSG/MAR 2out2022