Agência Panafricana de Notícias

Dez bandidos armados mortos no norte da Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) – Dez bandidos armados foram mortos domingo último perto de Birnin Gwari e das Florestas de Janko Hill, no Estado de Kaduna, no norte da Nigéria, anunciou a Força Aérea Nigeriana (NAF, sigla em inglês).

A operação foi levada a cabo pela componente aérea da NAF, encarregue da luta contra o banditismo armado, raptos e outros crimes no noroeste do país, de acordo com o porta-voz da NAF, o brigadeiro Ibikunle Daramola.

Citado num comunicado, o brigadeiro Daramola frisou que operação foi levada a cabo a 5 de outubro corrente, na sequência das instruções dadas para se relançarem operações contra campos identificados como esconderijos dos bandidos armados.

"O ataque foi decidido por causa dum atentado lançado contra uma base militar em Sunke, no território da administração local de Anka, no Estado de Zamfara (nordeste) e que fizeram nove mortos, todos soldados. Também se deve ao aumento da migração de bandidos para a província de Birnin Gwari, no Estado de Kaduna”, acrescentou.

Segundo Daramola, a ofensiva contra os bandidos armados, que fez alguns mortos nas fileiras dos mesmos, foi empreendida na sequência da sua identificação por um helicóptero da NAF em missão de reconhecimento acima da zona de Birnin Gwari.

Afirmou que outros bandidos foram perseguidos da mesma forma, como em Janko Hill, e que ficaram neutralizados.

"O objetivo destas operações renovadas consiste em intensificar a pressão sobre os bandidos, a fim de que o processo de paz em curso não seja minado”, indica o comunicado.

-0- PANA MON/MA/ASA/TBM/IBA/FK/DD  7out2019