Trípoli, Líbia (PANA) - A capital maltesa, Valeta, acolhe as actividades de uma sessão de formação e capacitação de dez chefes de barcos da Marinha e da Sala de Operações Marítimas da Direcção-Geral de Segurança da costa líbia.
O treinamento de uma semana visa elevar e desenvolver as capacidades dos tripulantes de barcos da Marinha e da Sala de Operações Marítimas Conjuntas em múltiplos domínios marítimos, de acordo com um comunicado divulgado pela plataforma governamental "Hakomitna" na sexta-feira.
A mesma fonte precisou que esta cooperação líbio-maltesa no domínio da gestão de operações marítimas surge como um prelúdio para a implementação dos exercícios marítimos conjuntos acordados entre o Ministério do Interior líbio e o seu homólogo maltês, "Dauphin 1" durante o mês de julho próximo.
O comunicado refere que a equipa que participa na formação integra 10 tripulantes do Departamento de Segurança Costeira, com a participação de duas embarcações da Marinha, precisando que se centra no treino de salvamento e busca por helicóptero, combate à poluição e incêndios, assalto a navios e combate contra crime organizado.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR27maio 2023