Agência Panafricana de Notícias

Detido porta-voz do líder da Renamo em Moçambique

Maputo, Moçambique (PANA) - O porta-voz do líder da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, António Muchanga, foi detido esta segunda-feira, em Maputo, quando saía de uma reunião do Conselho de Estado, convocado pelo Presidente da República, Armando Guebuza, para debater sobre a atual situação político-militar do país.

De acordo com o deputado da Renamo e chefe da delegação desta formação ao diálogo político com o Governo, Saimone Macuiane, o porta-voz de Afonso Dhlakama foi detido nas instalações da Presidência da República, onde decorreu a reunião do Conselho de Estado.

"Para nós é mais um passo de recuo, porque, efetivamente, se ele foi ao Conselho do Estado em representação do nosso partido, penso que merecia algum tratamento por este órgão”, disse Macuiane, que falava no termo da 63ª ronda do diálogo Governo-Renamo, que decorre no centro de conferências 'Joaquim Chissano'.

Ele indicou que o seu partido desconhece as causas da detenção de António Muchanga, porta-voz de Afonso Dhlakama e membro do Conselho do Estado.

“Não temos informações pormenorizadas sobre o assunto. Tivemos esta informação durante o diálogo”, disse Macuiane.

Os membros do Conselho de Estado gozam de imunidade, o que sugere que a mesma terá sido retirada a Muchanga.

Muchanga é o segundo membro sénior da Renamo detido no espaço de quase um ano.

Em junho de 2013, foi detido o brigadeiro Jerónimo Malagueta, depois de anunciar a intenção de interditar a circulação normal de pessoas e bens ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1), entre o Rio Save e Muxúnguè, na província central de Sofala.

Malagueta foi solto em março do ano em curso.

-0- PANA AIM/HT/SN/IZ 07julho2014