Agência Panafricana de Notícias

Detentor queniano do recorde mundial de 10 quilómetros regressa à Alemanha

Lagos, Nigéria (PANA) – O recordista mundial da prova de 10 quilómetros, o Queniano Leonard Komon, está pronto para disputar a meia-maratona de Berlim denominada Grand 10 d’ASICS, prevista para este domingo na capital alemã, soube a PANA esta quinta-feira de fonte desportiva.

O atleta de 23 anos de idade tenciona melhorar o seu recorde realizado há um ano ao vencer esta corrida de 10 quilómetros em 27 minutos 12 segundos, o tempo mais rápido nunca realizado numa tal distância no território alemão, disse a fonte acrescentando que o recorde mundial estabelecido por Komon nesta distância é de 26 minutos 44 segundos.

Um dos adversários mais perigosos de Komom será um atleta (seu compatriota) do seu próprio grupo de treino, Josphat Bett (21 anos de idade), vencedor do título mundial na categoria júnior na distância de 10 quilómetros em 2008.

Ele melhorou o seu recorde pessoal em 26 minutos 48 segundos 99 centésimos no início deste ano em Eugene, nos Estados Unidos.

Uma fundista de classe mundial participará igualmente na categoria feminina. Trata-se de Mara Yamauchi, número dois da maratona britânica atrás da detentora do recorde mundial, Paula Radcliffe, indica a fonte.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/SOC/FK/DD 06out2011