Detenção em Trípoli do coordenador das operações entre Daech e Ansar al-Sharia na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O coordenador de operações entre o Estado Islâmico e a milícia Ansar al-Sharia, Imad al-Shagabi, foi detido por elementos das Forças de Apoio Central do Tajoura (subúrbio oriental de Tripoli), anuncia um comunicado do Ministério líbio do Interior do Governo de Unidade Nacional.
O ministro do Interior, Fathi Baachagha, ordenou recentemente às unidades de polícia para prenderem Imad al-Chagabi, sob a acusação de envolvimento em atividades terroristas.
De acordo com o mesmo documento, "as forças de segurança mobilizaram as suas unidades e elementos de investigação e acompanharam movimentos da pessoa procurada e no quadro de uma vigilância meticulosa para que as Forças centrais de apoio Tajoura os pudessem assumir na sexta-feira à noite, após uma campanha de informação organizada".
O Ministério explicou que o inquérito estava em curso sobre o acusado que foi encaminhado para a Procuradoria-Geral da República para que se iniciasse uma ação judicial em conformidade com a lei.
O ministério do Interior advertiu que "quem tentar desestabilizar o cidadão, incitar a sedição e insultar as instituições do Estado, sob qualquer pretexto", enfatizando sua disposição de tratar com seriedade as violações de segurança e atos de terrorismo e a extorsão, bem como ameaças contra instituições do Estado, com base na lei.
A Líbia continua a enfrentar ameaças de grupos terroristas, incluindo as do Daech e da Ansar al-Sharia, um grupo salafiste cujas células continuam activas no país e que realizam operações terroristas.
O Comando militar dos Estados Unidos na África (AFRICOM), que colabora com as autoridades líbias na luta contra o terrorismo, anunciou recentemente ter eliminado 25 por cento dos combatentes do Daech na Líbia, durante quatro ataques aéreos no sul do país, que mataram 47 elementos.
-0- PANA BY/DIM/DD 30novembro2019