Agência Panafricana de Notícias

Despenhamento de helicóptero faz três mortos no nordeste da Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - Três pessoas morreram quando um helicóptero de ataque pertencente à Forca Aérea da Nigéria (NAF) se despenhou quinta-feira em Yola, capital do nordeste do Estado de Adamawa, segundo fontes do Exército.

As três pessoas, que faleceram imediatamente, eram os membros da tripulação do aparelho, declarou o Estado-Maior do Exército nigeriano num comunicado divulgado sexta-feira.

"Por volta das 22 horas, quinta-feira 13 de novembro de 2014, um helicóptero de ataque no despenhou-se perto da universidade de tecnologia de Yola, no Estado de Adamawa, durante uma patrulha do Exército nigeriano", lê-se no comunicado.

As operações de busca e de salvamento decorreram quinta-feira última à noite para examinar os destroços do aparelho e o local do acidente com vista a levar a cabo investigações apropriadas.

Um acidente similar decorreu, na semana passada, perto do aeroporto internacional de Yola, mas não houve perda de vidas humanas nem danos materiais.

O chefe de Estado-Maior do Exército, marechal Adesola Amosu, declarou que os domínios de intervenção e de competência da NAF no nordeste do país, o epicentro da guerra contra o terrorismo na Nigéria, são nomeadamente o transporte de tropas e de equipamentos, garantir a rotação das forças, interditar o sobrevoo do campo de batalha, evacuar feridos e efetuar as missões de reconhecimento armado.

A NAF efetuou seis mil missões no quadro dos seus esforços visando lutar contra a insurreição islamita desde o lançamento das suas campanhas violentas nos três Estados do nordeste que são Adamawa, Borno e Yobe.

-0- PANA MON/SEG/BAD/IS/MAR/DD 15nov2014