Agência Panafricana de Notícias

Desmond Tutu deixa hospital da Cidade do Cabo

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O arcebispo Desmond Tutu deixou o hospital da Cidade do Cabo onde estava admitido para cuidados médicos intensivos depois duma infeção contínua durante as duas últimas semanas.

De 83 anos, o velho herói da libertação foi admitido no hospital pela segunda vez em agosto, suscitando interrogações no mundo a respeito da sua saúde.

A sua fundação declarou que o tratamento que recebe não tem relação com o câncro da próstata, da qual sofre nos 15 últimos anos. Os médicos afirmaram que ele está de bom humor e que vai continuar a receber tratamento em casa.

Quarta-feira, ele recebeu a visita do antigo presidente F.W. De Klerk, que é igualmente laureado do Prémio Nobel. Os dois homens gracejaram a respeito das suas batalhas políticas no passado.

Tutu, que agora está aposentado, recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1984, o Prémio Albert Schweitzer em 1986, o Prémio Pacem in Terris em 1987, o Prémio da Paz de Sidney em 1999, o Prémio Gandhi para a Paz em 2007 e a Medalha Presidencial da África do Sul para a liberdade em 2009.

Ele é amplamente considerado como a "consciência moral da África do Sul" e foi qualificado pelo antigo Presidente Nelson Mandela de "Voz dos Sem Vozes".

-0- PANA CU/VAO/AKA/IS/MAR/TON 04set2015