Deslocados moçambicanos de Palma chegam à Tanzânia
Pemba, Moçambique (PANA) - Centenas de deslocados moçambicanos de Palma começaram a chegar à fronteira com a Tanzânia, em Namoto, junto ao rio Rovuma, segundo fontes locais.
Estimados entre 200 e 500 pessoas, os deslocados em causa fugiram de Palma, norte de Moçambique, durante o ataque armado de quarta-feira.
A fonte adiantou que os deslocados, em número que continua aumentar, percorrem cerca de 50 quilómetros para chegar à fronteira tanzaniana, a partir de Palma.
Os grupos de deslocados, que incluem muitas crianças, estão todos a caminhar desde quarta-feira pelo mato, depois de deixarem tudo para trás quando grupos armados entraram na sua vila.
Segundo a mesma fonte, muitas crianças estão a morrer no mato, onde uma senhora deu à luz, antes de ser socorrida para a Tanzânia.
Os residentes de Palma chegaram a Namoto, após três dias a caminhar, sem comida e sem água, enfrentando o terror, havendo e “pessoas capturadas e outras morreram".
Vila sede do distrito que acolhe os projetos de gás do norte de Moçambique, Palma foi atacada quarta-feira por grupos insurgentes que, há cerca de três anos, aterrorizam a região.
Dezenas de civis foram mortos pelos atacantes, segundo o Ministério moçambicano da Defesa.
A violência está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e mais de duas mil mortes.
-0- PANA ANGOP/IZ 28março2021