Desconhecidos raptam juíza do Tribunal Federal de Apelação na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) – Os raptos do pessoal da justiça nigeriana continuaram esta semana, com o sequestro cometido quarta-feira por desconhecidos armados contra a juíza Chioma Nwosu-Iheme, da Divisão do Benin do Tribunal Federal de Apelação, na província do Delta do Níger.
Durante o rapto, o oficial da Polícia nigeriana guarda-costas da juíza, Nwosu-Ihene, foi abatido pelos raptores.
Algumas testemunhas declararam que os raptores da juíza Nwosu-Iheme estavam a bordo de um carro Toyota Voltron e efetuaram a operação ao longo da estrada Benin-Agbor, perto da igreja Christ Chosen, quando ela viajava para Abuja, a capital do país.
Mohammed Danmallan, comissário da Polícia do Estado de Edo, declarou que a juíza foi raptada quarta-feira de manhã, e que esforços estavam em curso para socorrer a juíza.
Os raptores montaram uma emboscada contra a juíza e o seu garda-costas, na estrada, e abriram fogo, tendo o polícia falecido no local.
Uma foto do corpo sem vida de um polícia deitado na estrada foi publicada nas redes sociais quarta-feira à tarde.
O rapto de Nwosu-Iheme aconteceu uma semana após o sequestro de uma outra juíza adstrita à Divisão Akure do Alto Tribunal Federal, no seu regresso a Abuja, a capital.
O juiz Abdul Dogo foi libertado três dias após o seu rapto, a 25 de outubro último. O seu motorista, também raptado, foi igualmente solto depois do pagamento de um forte resgate.
Danmallan exortou as populações a fornecer à Polícia informações suscetíveis de conduzir à libertação de Nwosu-Iheme e à detenção dos seus supostos raptores.
-0- PANA MON/VAO/ASA/BEH/FK/IZ 31out2019