Desconhecidos raptam edil no norte do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O presidente da Câmara Municipal do distrito burkinabe de Markoye, Mahamoudou Maiga, e o seu motorista foram raptados quinta-feira por indivíduos não identificados, no eixo Markoye-Gorom Gorom, no Sahel burkinabe, soube sexta-feira a PANA de fonte de segurança.
O rapto ocorreu, quando o edil foi regressava de uma reunião organizada, em Gorom, indica a mesma fonte.
Confrontado, desde 2015, com um recrudescimento dos ataques terroristas, o Burkina Faso multiplicou, desde o início de 2019, operações de grande envergadura contra os terroristas no norte e leste do país.
Os raptos são frequentes no norte e no Sahel do Burkina Faso, onde os ataques terroristas começaram antes de se propagar a outras regiões do país.
Desde domingo, um padre foi raptado por homens armados em Djibo, no extremo norte do Burkina Faso.
Terça-feira, dois corpos sem vida crivados de balas foram encontrados na mata, no eixo Kaya-Barsalogho, a cerca de 100 quilómetros a norte de Ouagadougou, onde a situação de segurança se degradou fortemente, nos últimos tempos.
Catorze das 45 províncias do Burkina Faso estão sob estado de emergência, desde finais de 2018.
Segunda-feira, o Ministério da Segurança Pública divulgou uma lista de 247 pessoas procuradas “por participação numa empresa terrorista”.
-0- PANA TNDD/BEH/SOC/MAR/IZ 23março2019