Agência Panafricana de Notícias

Deputados europeus querem dar novo impulso à parceria Europa-África

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Os deputados europeus recomendaram uma nova estratégia União Europeia-África para reforçar "a resiliência" dos países africanos devido a problemas económicos, migratórios e sociais ligados a uma crise de longa duração.

Esses problemas exigem novas respostas e uma melhor cooperação entre as duas partes, referem os eurodeputados numa resolução adotada em plenária, segunda-feira, em previsão da V Cimeira UE-UA prevista para 29 e 30 novembro próximo em Abidjan, na Côte d'Ivoire.

Nesta resolução, os eurodeputados propõem "um diálogo franco" sobre a promoção da boa governação, a democracia, o Estado de Direito, os direitos humanos e a luta contra a pobreza, ligando a ajuda ao desenvolvimento ao respeito estrito destes valores.

Além disso, os eurodepuados pronunciaram-se para que sejam reforçadas as ações a favor da paz e da segurança, em cooperação estreita com os parceiros africanos.

Para os eleitos europeus, a UE deve prestar uma ajuda substancial a favor da agricultura sustentável, pequenos agricultores, bem como sistemas de educação nacional.

Finalmente, os deputados europeus recomendam que seja instaurado um diálogo intenso entre a UE e África antes do lançamento das negociações para a conclusão dos dois pactos mundiais da ONU sobre as migrações e os refugiados em início de 2018.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 20nov2017