Agência Panafricana de Notícias

Deputados de Kivu-Norte condenam bombardeamentos de Goma na RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Os deputados nacionais da província do Kivu-Norte, no leste
República Democrática do Congo, condenaram os bombardeamentos da cidade de Goma pelo Exército rwandês, indica uma declaração divulgada sábado pelo deputado Djouma Balikwisha.

« Nós condenamos os bombardeamentos deliberados e repetitivos de Goma pelo Exército rwandês e denunciamos a posição do Rwanda que bloqueia a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas visando a condenação do M23 », indicou Djouma Balikwisha, acrescentando que o M23 é apenas o « supletivo » do Rwanda.

Os deputados do Kivu-Norte apoiam e encorajam o Governo da RDC e mais particularmente as Forças Armadas da RDC (FARDC), a continuar a ofensiva com bravura para expulsar os Rwandeses do território congolês.

Eles exortam igualmente a Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RDC(MONUSCO) e a brigada internacional de intervenção da ONU a continuar o seu apoio até ao restabelecimento da paz duradoura no país.

Os deputados desta parte da RDC recomendam também à comunidade internacional, mais particularmente ao Conselho de Segurança, para tomar nota do "comportamento bárbaro" e terrorista do Rwanda, e prever as sanções que se impõem.

A bombas lançadas a 24 e 26 de agosto de 2013, provenientes do Rwanda, causaram vários mortos e feridos, bem como danos materiais importantes.

-0- PANA KON/TBM/SOC/FK/IZ 1set2013