Agência Panafricana de Notícias

Deputados da oposição gabonesa denunciam levantamento de imunidade de André Mba Obame

Libreville, Gabão (PANA) – Deputados de diferentes partidos políticos da oposição gabonesa desaprovaram, durante uma conferência de imprensa, o levantamento da imunidade do seu colega e Presidente autoproclamado, André Mba Obame, que eles julgam “ilegal”.

Estes deputados desejaram nomeadamente que este diferendo seja resolvido no plano puramente político.

Para Zacharie Myboto, presidente da Ex-União Nacional (UN) , hoje dissolvida pelo Ministério do Interior, «a prestação de juramento enquanto Presidente da República autoproclamado e a formação dum Governo pelas quais se condena o deputado André Mba Obame são um ato político ».

« Repugna-me o facto de que, na sua obstinação a utilizar métodos repressivos e antidemocráticos, o poder transfere um problema político para o campo judicial », acrescentou Myboto.

Por seu turno, o presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pierre-Claver Maganga Moussayou, exortou o poder « a privilegiar a via do diálogo com todos os partidos políticos do país ».

O Gabão está abalado por uma crise política desde as presidenciais de 30 de Agosto de 2009, com o candidato independente, André Mba Obama, a continuar a reivindicar a vitória.

-0- PANA LAW/JSG/MAR/IZ 11maio2011