Kinshasa, RD Congo (PANA) – Alguns parlamentares da República Democrática do Congo (RDC) pediram ao Governo o repatriamento dos cidadãos nacionais bloqueados em aeroportos no estrangeiro, desde o fecho das fronteiras provocado pelo surto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Trata-se dos deputados nacionais Claudel Lubaya, Patrick Muyaya e Juvénal Munobo bem como da senadora Francine Muyumba, no seu quarto comunicado sobre a gestão de Covid-19 entregue à PANA, no fim de semana, em Kinshasa.
"Exortamos o Governo da RDC a examinar, com rapidez, a possibilidade de repatriar, após um teste obrigatório de despistagem, todos os nossos concidadãos em dificuldade, nos aeroportos do Benin, dos Emirados Árabes Unidos, do Quénia e da Turquia”, recomendaram os parlamentares congoleses.
Estes eleitos do povo encorajam o chefe de Estado, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, a concretizar o Fundo Nacional de Solidariede contra o Coronavírus, pelo qual ele lançou a ideia na sua mensagem à Nação.
Eles também exortaram as demais instituições públicas a inscrever-se nesta dinâmica, dando as primeiras contribuições, assim como o setor privado, a sociedade civil e todas as pessoas de boa vontade a participar neste esforço de solidariedade apoiado por pessoas credíveis.
Pediram ao Governo que redobrar de iniciativas com vista a atender às preocupações cada vez mais crescentes e diversas dos cidadãos à medida que se agrava a crise.
-0- PANA KON/TBM/FK/IZ 06abril2020