Agência Panafricana de Notícias

Deputados cabo-verdianos tomam posse no Parlamento Pan-africano

Praia, Cabo Verde (PANA) - Quatro novos deputados designados pela Assembleia Nacional de Cabo Verde tomaram posse esta terça-feira, em Addis Abeba (Etiópia), como membros de pleno direito do Parlamento Pan-africano, reunido em sessão plenária na capital etíope, soube a PANA na Praia de fonte parlamentar.

Os deputados Lívio Lopes, Justiniano Sena e Felisberto Vieira, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), e Jorge Santos, do Movimento para a Democracia (MpD, principal partido da oposição), foram eleitos na sessão plenária de abril do novo Parlamento cabo-verdiano, resultante das eleições legislativas de fevereiro de 2011.

Segundo uma fonte parlamentar cabo-verdiana, além da tomada de posse dos novos deputados, constam da agenda da Sexta Sessão Ordinária do Parlamento Pan-africano, que decorre desde a passada quinta-feira, a apresentação e o debate sobre o estado da União Africana, a paz e a segurança, bem como o estado da Ratificação da Carta Africana de Democracia, Governação e Eleições.

O Parlamento Pan-africano foi criado em março de 2004 com a finalidade de “providenciar uma plataforma comum aos povos africanos e às suas organizações de base para estarem mais envolvidas no debate e na tomada de decisão sobre os problemas e os desafios que o continente enfrenta”.

O objetivo supremo do Parlamento Pan-africano é transformar-se numa instituição com plenos poderes legislativos e cujos membros deverão passar a ser eleitos por sufrágio adulto universal.

-0- PANA CS/TON 17jan2012