Agência Panafricana de Notícias

Deputado rwandês apresenta queixa contra alegada expulsão ilegal do Parlamento

Kigali, Rwanda (PANA) – Um deputado rwandês, Alexandre Dumas Ashinzwuwera, expulso do Parlamento em julho último por ter severamente espancado o seu irmão mais novo, apresentou uma queixa no Tribunal Supremo por este ato "ilegal", soube a PANA de fonte judicial.

Em fevereiro último, o deputado espancou o seu irmão de 12 anos de idade que ficou em coma, o que obrigou o Parlamento a levantar a sua imunidade parlamentar antes de o banir pura e simplesmente da instituição.

Detido pela Polícia, Ashinzuwera foi inculpado por ofensas corporais voluntárias, antes de obter uma liberdade provisória.

Segundo os seus advogados, Alexandre Dumas Ashinzwuwera é vítima de uma « má interpretação dos factos » de que é acusado.

Para eles, o Parlamento rwandês não tem competência de expulsar um dos seus membros, enquanto o seu processo estiver pendente diante da Justiça.

O Tribunal Supremo do Rwanda vai pronunciar-se sexta-feira sobre a abertura dum inquérito relativo a este caso de expulsão decidida pelo Parlamento rwandês.

-0- PANA TWA/JSG/FK/DD 23agosto2011